Vender sacolé?
Startup não precisa ser de tecnologia, nada impede que seja de geladinho gourmet
Quem nunca sonhou em ter seu próprio negócio? Ser seu próprio chefe, acordar todo dia para cuidar de algo que é seu e ser diretamente responsável pelo seu sucesso são só algumas das vantagens de ser um empreendedor. Infelizmente, o Brasil não é um dos lugares que mais facilitam a vida do empreendedor, porém, ainda assim, vemos diversos empreendedores surgindo e sendo bem sucedidos em suas empresas.
Não estou falando só de startups de tecnologia, como boo-box e Nubank. Temos também o exemplo da Le Sacolé, cuja história conto nesta postagem. Já pensou se você é o próximo empreendedor no vibrante mercado dos geladinhos gourmet? “Ah, mas já existe alguém fazendo isso…”. Sim, porém a empresa atua somente na capital paulista, ou seja, há amplo espaço em outras cidades e até mesmo em São Paulo, visto que trata-se de uma empresa ainda pequena.
Agora vem a parte mais importante: o que você precisa para começar a vender sacolé?
Liquidificador/Centrífuga:
Você precisa de algo para transformar frutas e outros ingredientes em líquidos. Lembrando que é importante ter como separar o bagaço sólido que resta ao final. Fibras fazem bem para o intestino, mas geladinho gourmet cheio de bagaço não é legal. Para isso, recomendo aqueles liquidificadores que já possuem um filtro ou a própria centrífuga, que, apesar de mais cara, produzem um suco bem limpo de forma muito prática.
Refrigeração
Você vai precisar congelar os seus sacolés gourmet quando eles ficarem prontos. “Ué, mas eu posso usar o congelador da geladeira de casa…”. Se você tem espaço para isso, tudo bem, mas não vá arrumar briga com a família por tirar o feijão e encher o congelador de geladinho gourmet. Você foi avisado.
Ah! Você também vai precisar manter os seus geladinhos refrigerados quando sair para vendê-los, afinal ninguém quer comprar geladinho quente. Nada que uma caixa de isopor com um pouco de gelo não resolva.
Saquinhos de sacolé
São baratos e podem ser comprados pela internet. Fazendo uma rápida pesquisa no MercadoLivre, encontrei anúncios vendendo 200 saquinhos por R$ 4,99 + frete. Calculando um frete de mais ou menos R$ 15,00, cada saquinho sai por uns 10 centavos. Baratinho, né?
Frutas
Frutas, frutas e mais frutas. A base de quase todos os geladinhos é uma fruta, então, se você quer vender sacolé, é bom descobrir um lugar onde possa comprar frutas boas e baratas.
Bom, essa postagem já está ficando grande, então finalizo dizendo que esse é o básico. Claro que outras coisas serão necessárias, porém isso fica para a segunda parte dessa jornada empreendedora!
Bons geladinhos e comente aqui se você quer começar a vender sacolé gourmet 😉